Skip to content

Adeus, obras de arte!

19 de novembro de 2010
by

Três obras de arte fantásticas e que são mais que obras de arte: parecem ser parte integrante, característica arquitetônica dos museus; parece que ali nasceram e é onde deveriam ficar. Infelizmente, terão que sair de seus lugares a fim de abrir espaço para novas obras, novas possibilidades. Falo de Hell, Yes!, do Ugo Rondinone (New Museum, em NYC), Volumen, de Sergio Avello e Enredamaderas, de Pablo Reinoso (ambos expostos no Malba, em Buenos Aires).

Não consigo imaginar o que será da entrada do Malba sem aquele medidor de volume ultracolorido interagindo com a cidade, ou do vão no interior do museu sem ser invadido pelo banco que se embrenha pelos andares; e o que será da Bowery Street sem o Hell, Yes! em arco-íris preso à fachada do New Museum?

Quanto ao destinos das obras do museu portenho, não há nada certo. Já a escultura da fachada do New Museum, de tão inerente à instituição, foi comprada por um grupo de investidores e, gentilmente, doada ao museu para que, desta forma, faça parte de seu acervo. Ainda assim, a equipe deve encontrar um outro lugar para a obra de Ugo Rondinone, já que existe no New Museum um programa chamado Façade Sculpture Program, que visa selecionar obras que componham sua fachada. Aliás, a próxima escultura já foi selecionada e instalada: Rose II, de Iza Gensken encontra-se exposta na fachada. As obras do Malba, por sua vez, devem sair no início do próximo mês.

Au revoir!

Hell, Yes!, New Museum/NYC

Enredamaderas, Malba/Buenos Aires

Enredamaderas, Malba/Buenos Aires

Volumen, Malba/Buenos Aires

Volumen, Malba/Buenos Aires


No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: